Saturday, November 02, 2019

7 Dias.


Meu irmão e meu pai (1992)
Hoje é o 7ª dia após o enterro do meu pai.

Hoje a tristeza tá maior.
Hoje a ficha tá caindo.

Acho que esse delay é devido a distância que mantivemos ao longo desses 24 anos.
Ele não era meu pai de sangue (se é que isso importa para alguém) mas é o pai do meu irmão, e me deu seu nome e seu amor enquanto estava com minha mãe, foi um pai maravilhoso, eu o admirava.
Sempre que penso nele me vê as mesmas cenas, ele chegando super tarde em casa, e jantando uma pratada de feijão, com bastante pimenta, carne e ovo. Na frente da Tv e no escuro; depois ia dormir pra sair às 4h da manhã para começar tudo de novo.
Nos finais de semana ele ia a feira, comprava muitas frutas, conversava, cozinhava. Mas no geral ele era calado e vivia trabalhando.
A paixão dele era meu irmão, ele realmente era apaixonado pelo Dan, mas não deixava eu sentir ciúmes.
Se eu tivesse que resumir ele em uma palavra seria B A T A L H A D O R. Meu maior exemplo de força, garra, resiliência. Um homem humilde, de vida dura, suada, mas sempre na dele, e não deixando transparecer para ninguém o qual era pesado o seu fardo.

No dia do enterro eu não sabia como me portar, a muito tempo eu não perdia ninguém, então eu meio que estava amortizada, sei lá. Derramei poucas lágrimas, fiquei em silêncio tentando analisar o que eu sentia e não cheguei a nenhuma conclusão. Só desejei que finalmente ele descansasse e pudesse enfim gozar de uma paz e alegria que eu infelizmente imagino que ele não teve em vida.

Quando ele e minha mãe se separaram ele foi cuidar da vida dele, mas eu sei que ele sofreu muito! Mas ele fez o que a minha mãe pediu, se afastou. E eu, não sendo filha dele de sangue, vejo em mim mais dele do que de qualquer outro parente de sangue que eu tenho.

Não tenho nenhuma foto com ele. Mas tenho muitas memórias.

No comments: