Tuesday, April 05, 2011

Vick ♥

Trabalho (também) com edições, e aí, estava trabalhando concentrada a várias horas, quando me deparo com uma foto de um sr. que me fez lembrar tanto da minha avó, como a muito tempo não recordava.

Tantas riquezas de detalhes, que foram de alguma forma marcante.

Coisas de minha avó:

Sempre que ela estava com dor de cabeça, ficava deitada na rede no escuro se balançando suavemente, eu chegava perto dela e sempre dava um beijo em sua testa, e quase que automaticamente ela me pedia para orar o Pai Nosso segurando em sua cabeça, mas tinha que ser em tom baixo.
Ela tinha um cicatriz funda na testa, entre as sobrancelhas e eu sempre (sempre mesmo!) perguntava o que tinha sido aquilo, e ela sempre com o mesmo tom, paciente, não sei se paciência natural de avó com a neta, ou se pela idade, respondia: " Foi um crucifixo. Minha mãe tinha dito pra eu não mexer, mexi e caiu em cima de mim"; eu sempre ficava acariciando sua cabeça, principalmente na cicatriz, acho que, com a tentativa de também cura-la assim como a "curava" da dor de cabeça.
Em dias de muita chuva, ela escondia um molho de chaves velhas, que de tão antigas já estavam escuras; me mandava procurar dizendo que São Pedro estava aborrecido por ter perdido seu molho de chaves, e assim que eu o encontrasse a chuva pararia.
Sempre apoiou e patrocinou qualquer ideia que eu tivesse de "montar um negócio" como quando inventei de fazer nomes em gesso, ou cordão de miçanga, ou coberturas em bolo.
Por falar de cobertura em bolo, era sagrada assistir Cozinha Maravilhosa de Ofélia.
E claro, seus conselhos, foram muitos, mas o que me recordo com mais detalhes foi: "Não case antes ou com 20. Primeiro te forma e trabalha para depois pensar em casamento."

E tinham muitas outras coisas das quais estou me recordando e que só está contribuindo pra eu chorar de mais saudade. Não tive muito tempo com meus avós, perdi cedo, os dois. Mas sei que fui muito amada e mimada por eles.

Não tenho nenhuma foto com eles, mas tenho essa aqui da minha avó em um casamento de não sei quem.

Qualquer dia posto uma do meu avô.

No comments: